Níveis e Tipos de Deficiência Intelectual

Existem diferentes correntes para determinar o grau da deficiência intelectual, mas as técnicas psicométricas são as mais utilizadas medindo o QI para a classificação de cada grau.
De acordo com a Associação Americana para a Deficiência Mental e com Organização Mundial de Saúde (cit. por Bautista, 1997) o resultado do teste de QI traduz-se em cinco graus de deficiência mental e distribuem-se em grupos:

Nível da DI
QI
IM
Estágio de Desenvolvimento
Limite ou Bordeline
68-85
13
Operatório concreto
Ligeiro
52-67
8 a12
Operatório concreto
Moderado ou Médio
36-51
3 a 7
Pré Operatório
Severo ou Grave
20-35
3 a 7
Sensório Motor
Profundo
Inferior a 20
0 a 3
Sensório Motor

Legenda:
DI = Deficiência Intelectual
QI = Quociente de Inteligência
IM = Idade Mental

Limite ou Bordeline
Crianças que se enquadram neste nível, não podem necessariamente apresentar deficiências mentais porque são crianças com muitas possibilidades, revelando apenas um ligeiro atraso nas aprendizagens ou algumas dificuldades concretas. Crianças de ambientes sócio-culturais desfavorecidos podem ser aqui incluídas, assim como as crianças com carências afetivas, de famílias mono-parentais, entre outras que apresentam falhas nos aspectos de nível psicológico ligeiro.
Ligeiro
Inclui a grande maioria dos deficientes que, tal como na anterior, não são claramente deficientes mentais, mas pessoas com problemas de origem cultural, familiar ou ambiental. Podem desenvolver aprendizagens sociais ou de comunicação e têm capacidade de adaptação e integração no mundo laboral. Apresentam um atraso mínimo nas áreas perceptivo-motoras. Na escola detectam-se com mais facilidade as suas limitações intelectuais, podendo, contudo, alcançar um nível escolar equivalente ao 1º Ciclo do Ensino Básico. Geralmente não apresentam problemas de adaptação ao ambiente familiar.
Moderado ou Médio
Neste nível estão considerados os deficientes que podem adquirir hábitos de autonomia pessoal e social, tendo maiores dificuldades que os anteriores. Podem aprender a comunicar pela linguagem verbal, mas apresentam, por vezes, dificuldades na expressão oral e na compreensão dos convencionalismos sociais. Apresentam um desenvolvimento motor regular e tem possibilidades de adquirir alguns conhecimentos pré-tecnológicos básicos que lhes permitam realizar alguns trabalhos.
Severo ou Grave
Os indivíduos que se enquadram neste nível necessitam de maior atenção, pois seu nível de autonomia pessoal e social é muito pobre. Por vezes tem problemas psicomotores significativos. Podem ser ensinados a praticar algumas atividades de vida diária (AVD) básicas e aprendizagens pré-tecnológicas muito simples.
Profundo
Este nível aplica-se àqueles indivíduos com deficiência intelectual em que o desempenho das funções básicas se encontram seriamente comprometidos. Estes indivíduos apresentam grandes problemas sensório-motores e de comunicação com o meio. São dependentes de outros em quase todas as funções e atividades, pois os seus handicaps físicos e intelectuais são gravíssimos. Excepcionalmente terão autonomia para se deslocar e responder a treinos simples de auto-ajuda.

Glossário:
- Operatório concreto: A criança começa a lidar com conceitos como os números e relações. Caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.
- Pré Operatório: É quando a criança desenvolve o egocentrismo, a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim como muitas habilidades preceituais e motoras. Apesar disso, o pensamento e a linguagem estão reduzidos, no geral, ao momento presente e a acontecimentos concretos.
- Sensório Motor: É a construção do “eu”, marcado pela organização psicológica básica do indivíduo, seja no aspecto motor, no perceptivo, no afetivo, no social e no intelectual.
- Handicaps: É o "componente extrínseco" da deficiência, ou seja, fatores pré-natais.


Tipos de Deficiência Intelectual
Além dos tipos de deficiência intelectual conhecidos, como é o caso da Paralisia Cerebral, esta deficiência influencia diretamente outras deficiências, síndromes e necessidades especiais, são casos como:
  • Autismo
  • Síndrome de Down
  • Síndrome de Asperger
  • Síndrome de Rubinstein-Taybi
  • Síndrome de Angelman
  • Deficiência em X-Frágil
  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Referência Bibliográfica
FERREIRA, Fernanda; DIAS, Marília; SANTOS, Pedro. Niveis e Tipos de Deficiência Mental. Disponível em: <http://edif.blogs.sapo.pt/568.html>. Acesso em: 24 Nov 2010
APIE; CERFAPIE. Deficiência Mental: Níveis e Tipos. Disponível em: <http://www.slideshare.net/andreadc/a-deficincia-mental-nveis-e-tipos>. Acesso em: 24 Nov 2010
WIKIPEDIA. Teoria Cognitiva. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_cognitiva>. Acesso em: 24 Nov 2010
WIKIPEDIA. Sensório-Motor. Disponível em:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Sensorio-motor>. Acesso em: 24 Nov 2010
DINIZ, Debora; MEDEIROS, Marcelo; SQUINC, Flávia. Reflexões sobre a versão em Português da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Disponível em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007001000025>. Acesso em: 24 Nov 2010

SILVA, Ivana. Crianças Especiais. Disponível em: < http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/crianca-especial.htm> Acesso em: 24 nov 2010