A Aprendizagem do DI


Classificação Educativa


Nível
Característica
Educável
Capaz de aprender matérias académicas (leitura, escrita e matemática)
Treinável
Capaz de aprender as tarefas necessárias na vida diária (comer sozinho, se vestir, cuidar da sua higiene pessoal)
Grave e profunda
Não é capaz de valer-se por si mesmo, inclusive nas AVD`s e comunicação a nível funcional


Intervenção Pedagógica
Por se tratar de educar um deficiente intelectual, que é um ser com possibilidades a nível educacional e social e que deve ser estimulado ao nível do desenvolvimento cognitivo e nunca excluído das ações sociais diárias. O educador tem o dever de sempre confortar o deficiente intelectual no ambiente educativo, jamais o nivelando por mais ou menos que sua capacidade, pois este indivíduo pode conseguir aquisições muito complexas a todos os níveis.
No desenvolvimento de um indivíduo deficiente mental, são encontradas diversas dificuldades, sendo elas:
  • Psicomotoras;
  • Sensoriais; 
  • Nas relações sociais; 
  • De autonomia; 
  • De linguagem.
O reconhecimento dessas dificuldades pelo profissional da educação, faz com que este profissional diante das possibilidades e limitações daquele indivíduo, consiga estabelecer um programa adaptado às suas condições, para que os objetivos educativos não sejam tão exigentes, a ponto de o aluno não conseguir efetuá-los, nem tão simples a ponto de não favorecerem o desenvolvimento de suas potencialidades.

Ensino-Aprendizagem do Deficiente Intelectual

A educação, seja ela em casa ou em meio escolar, deve contemplar todos os aspectos do desenvolvimento do indivíduo com Deficiência intelectual. Sendo elas:
  • Motricidade; 
  • Percepção; 
  • Linguagem; 
  • Socialização; 
  • Afetividade;
  • Cuidado Pessoal;
  • Ocupação.
# É importante lembrar que a atitude perante o deficiente intelectual deve ser sempre de aceitação da sua pessoa tal como é.

Educação em Casa
As primeiras etapas educativas da vida de uma criança se encontra exatamente quando estas estão em contato com os pais, familiares, babás e creches, sendo essas etapas as mais importantes para o desenvolvimento da criança com Deficiência Intelectual. É importante que os indivíduos que cuidarão da criança com deficiência intelectual recebam apoio e orientações necessárias sobre as possibilidades de desenvolvimento da criança, para que assim, possam favorecê-las desde o princípio:
  • O meio ambiente tem uma enorme influência na aprendizagem, através da estimulação direta ou indireta que é dada à criança;
  • Os primeiros anos da infância são o período mais favorável para a estimulação, visto corresponderem à fase da vida em que o desenvolvimento psicofísico é mais acelerado;
  • Tudo o que a educação pode oferecer à criança nestas idades requer menor esforço educativo que nas idades posteriores.
Educação Pré-Escolar
Antes da integração do deficiente intelectual na escola, é necessário levar em conta os seguintes parâmetros: 
  • Atuação pedagógica orientada:
  • Estimulação e motivação para a aprendizagem e para atividades de sociabilização;
  • Educação sensório-motora e psicomotora;
  • Treino de autonomia e hábitos de higiene;
  • Educação rítmica;
  • Iniciação à comunicação social;
  • Educação verbal elementar.
Educação na Escola
A educação no período escolar deve investir no desenvolvimento de todas as potencialidades da criança deficiente, com o objetivo de prepará-la para enfrentar sozinha o mundo em que tem de viver. Neste sentido, devem ser favorecidas todas as atividades que a ajudem a adquirir as capacidades necessárias para se desenvolver como ser humano:
  • Sociabilização;
  • Independência;
  • Destreza;
  • Domínio do corpo;
  • Capacidade perceptiva;
  • Capacidade de representação mental;
  • Linguagem:
  • Afetividade
Comportamentos Adaptativos
Os professores e educadores deverão centrar-se sobretudo no domínio comportamental, uma vez que, é neste campo que ocorrem o diagnóstico e a intervenção educativa.


Nível
Idade Pré-Escolar
(0 – 5 anos)
Idade Escolar
(6 - 21 anos)
Idade Adulta
Ligeiro
- Pode desenvolver aquisições de comunicação e sociabilidade;
- Atraso mínimo nas áreas sensório-motoras;
- Não se distingue da criança normal senão numa idade mais avançada.
- Pode aprender aquisições acadêmicas até ao 6º ano;
- Não pode aprender assuntos de nível secundário;
- Precisa de educação especial ao nível do secundário.
- Capaz de ajustamento social e vocacional;
- Precisa frequentemente de supervisão perante situações econômicas e sociais sofisticadas.

Moderado
- Pode aprender a falar e a comunicar;
- Reduzida consciência social;
- Desenvolvimento motor satisfatório;
- Pode beneficiar de treino nas áreas de auto-suficiência;
- Pode ser orientado com uma supervisão moderada.
- Pode aprender aquisições acadêmicas funcionais até ao 4º ano de escolaridade integrado em educação especial. Idade adulta/Ajustamento social
- Apto para ocupações qualificadas;
- Precisa de orientação em situações que exijam o mínimo de aquisições.

Severo
- Desenvolvimento motor pobre;
- A fala é mínima;
- Não beneficia do treino nas áreas de auto-suficiência;
- Poucas aquisições na área da comunicação.
- Pode falar ou aprender a comunicar;
- Pode ser treinado nos hábitos de higiene;
- Não aprende as aquisições acadêmicas funcionais;
- Beneficia de hábitos de treino sistemático.
- Pode contribuir parcialmente em tarefas completamente supervisionadas;
- Pode desenvolver comportamentos de auto-proteção em envolvimentos controlados.
Profundo
- Grande atraso;
- Capacidades mínimas para funcionar nas áreas sensório-motoras;
- Necessita de cuidados maternais.
- Desenvolvimento sensório-motor mínimo;
- Raramente beneficia de treino na área da auto-suficiência;
- Necessita de cuidados permanentes.
- Desenvolvimento motor e da fala mínimo;
- Incapaz de auto-manutenção;
- Precisa de cuidados de supervisão permanentes.


Referência Bibliográfica
FERREIRA, Fernanda; DIAS, Marília; SANTOS, Pedro. Niveis e Tipos de Deficiência Mental. Disponível em: <http://edif.blogs.sapo.pt/568.html>. Acesso em: 24 Nov 2010
A DEFICIÊNCIA. Deficiência Mental. Disponível em: <http://www.deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1021484657> Acesso em: 24 nov 2010